Seja membro do KeroDownload e descarregue ficheiros através do nosso servidor, sem qualquer custo! Saiba como!

Pen C3Priv

Freeware - Gratuito | 05-07-2014
Compatibilidade: Windows Vista, Windows 7, Windows 8
Download
Publicado por admin

A privacidade online é hoje um dos temas mais abordados em toda a sociedade. As “supostas” acções da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América  e as polémicas revelações de Edward Snowden têm contribuído para este ambiente global de desconfiança e insegurança.

A CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados ) disponibiliza gratuitamente, no Dia da Internet mais segura, a Pen C3Priv, um conjunto de vários programas que permitem devolver ao utilizador um maior controlo da sua privacidade quando navega na Internet, bastando copiar este conteúdo para uma Pen USB.

c3priv_01

 

Pen C3Priv, foi o nome escolhido para a ferramenta desenvolvida pelo Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade (C3Priv) da Universidade do Porto e disponibilizada pela Comissão Nacional de protecção de dados.

Esta ferramenta visa aumentar o controlo da privacidade dos utilizadores online, garantindo assim, que o utilizador tenha uma maior proteção da sua informação pessoal quando acede à Internet através de um computador alheio. A Pen C3Priv é um projeto de privacy by default, desenvolvido para a CNPD pelo Centro de Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto.

A utilização deste kit não carece de instalação, bastante apenas que ligue a Pen com o C3Priv a um qualquer PC.  O conteúdo da Pen C3Priv é gratuito e está aqui disponível para descarregar (download). Com a ajuda de um utilitário também disponibilizado, basta copiar todo o conteúdo para a sua pen drive, a qual deverá ter uma capacidade igual ou superior a 4GB. Para usar as aplicações, já não é preciso instalar qualquer programa; só é necessário que o computador onde vai utilizar estas ferramentas tenha uma porta USB para ligar a sua pen.

O projeto Pen C3Priv selecionou vários programas de open source, essenciais para navegar e trabalhar de forma mais segura na Internet, e configurou-os por omissão com os níveis de privacidade máximos; foi ainda instalado um programa de cifra, que permite ao utilizador guardar na Pen os seus documentos cifrados. A Pen C3Priv irá permitir ao utilizador exercer efectivamente a sua autodeterminação informacional, ao pôr-lhe nas mãos, de forma fácil, o poder de decidir o que vê, quando vê, que informação guarda para o futuro, quem o pode seguir e que informação pode recolher, e durante quanto tempo.

Assim, a Pen C3Priv contém um conjunto de programas usados no nosso dia-a-dia (designadamente, cliente de correio electrónico, editor de imagem, editor de texto, leitor de pdf, leitor de vídeo, troca de mensagens instantâneas), que foram configurados para não gravarem nada no computador onde são usados, não deixarem nenhuma informação privada sobre o utilizador e não permitirem o acesso a listas de contactos.

Além disso, uma das vantagens da utilização destes programas é o facto de terem sido criados em código aberto, o que permite o seu escrutínio público intensivo e a eventual deteção e correção de falhas de segurança de forma transparente e pública, dificultando a introdução de alterações que permitam espiar o utilizador.

A Pen C3Priv contém também um navegador de Internet portátil, ao qual foram acrescentados vários extras para garantir uma maior privacidade da informação pessoal. Assim, por exemplo:

  • não são guardadas passwords nem campos de formulários;
  • os cookies são eliminados quando o utilizador fecha o separador do site;
  • não é guardado o histórico de navegação;
  • são comparados certificados sobre a fidedignidade dos sites; são bloqueados scripts, publicidade, janelas pop-up, jogos e outras aplicações em flash, deixando ao utilizador a decisão de as permitir;
  • o motor de busca habitual é substituído por outro (que anuncia não guardar informação sobre os utilizadores, não registar hábitos de pesquisa e não fornecer informações a terceiros);
  • o utilizador pode escolher os sites em que não quer ser seguido (tracked);
  • o utilizador pode escolher ligações mais seguras (https) sempre que o site visitado as tiver disponíveis;

A Pen C3Priv tem ainda instalado um segundo navegador, apenas preparado para funcionar com a rede Tor, o que permite aos utilizadores fazerem ligações
anónimas à Internet. Na medida em que estas aplicações não foram criadas pelo C3Priv, mas já se encontravam disponíveis ao público, tendo apenas sofrido uma pré-configuração que lhes acrescentou atributos de privacidade e segurança, agradece-se que quaisquer falhas ou erros eventualmente detectados sejam notificados ao C3Priv, através do endereço geral@c3p.up.pt.

Agradece-se igualmente o envio de sugestões. Este é um projecto em evolução, que terá actualizações dos programas disponibilizados, pelo que deve manter-se atento e visitar esta página com regularidade.

fonte: PPLWARE

Publisher:

Pen C3Priv

Outras Versões:

Não existem outras versões deste software.
278 Votos
1750 downloads | 3884 views
Download
Não faz download?
 

Comentários

Inserir Comentário Enviar para Amigo
Inserir Comentário X
* Campos obrigatórios
Não existem comentários para este ficheiro.

Conheça a nossa Política de Downloads

DISCLAIMER: o autor deste site notifica, desde já, que todos os comentários dum ficheiro são da responsabilidade dos seus autores. serão retirados todos os comentários que se considerem abusivos ou ofensivos. obrigado por deixar a sua mensagem.

Notícias

Climalert: App portuguesa alerta agricultores sobre mudanças climáticas

24 de Setembro de 2020 22:30

A tecnologia está hoje em todo o lugar. Neste mundo da internet das coisas têm surgido projetos fantásticos que visam auxiliar e simplificar as ações do ser humano. Uma das áreas com forte aposta...

Apple acaba de lançar o iOS 14.0.1! Conheçam as novidades

24 de Setembro de 2020 19:30

Foi no passado dia 19 de setembro que a Apple lançou o novo iOS 14. Durante este período os utilizadores não têm reportados “grandes” problemas, mas há sempre afinações que são realizadas posteriormente. Para...

SnoreLab: A app que regista quanto está a ressonar

24 de Setembro de 2020 17:58

A roncopatia ou ressonar, como é vulgarmente conhecido, resulta de um som originado pela vibração do palato e das paredes da faringe. Ao adormecer, os músculos do palato, língua e garganta relaxam, diminuindo a...

Já há data para o evento de apresentação do iPhone 12? segundo os rumores!

24 de Setembro de 2020 21:45

Apesar de ser apenas um rumor, dado que a Apple ainda não deu a conhecer oficialmente a data, é muito provável que esteja certo. Isto porque nos últimos tempos há “leakers” que têm informações...

Rolls-Royce já está a desenvolver o seu carro 100% elétrico

24 de Setembro de 2020 23:15

Das mais jovens, às mais tradicionais, todas as marcas de automóvel têm no seu horizonte a eletrificação dos seus carros. Alguns, como a Rolls-Royce, poderiam ser mais resistentes à mudança, até porque o seu...

Parcerias