Google anuncia mais uma nova versão do Google Earth. A principal novidade da versão 5 é que depois da terra e do céu, o serviço também passa a fornecer informação sobre os oceanos.

Esta vertente do serviço é composta por 20 camadas que o utilizador pode visualizar em simultâneo ou com vista individuais. Parte destas camadas são da responsabilidade de parceiros específicos, como a National Geographic, a BBC e outros, que levam para o serviço fotos, vídeos e outras informações sobre os documentários que já produziram. Outras camadas nascem da colaboração com vários parceiros, como a camada que permite explorar o fundo do mar, navegando na geografia escondida debaixo dos oceanos, vendo informação sobre a concentração de sal de uma determinada região ou de clorofila.
Noutras camadas é possível seguir a rota de alguns peixes (seguindo animais monitorizados através de chip), expedições oceânicas, naufrágios, entre outros. É por exemplo possível ter informação sobre alguns naufrágios que durante este século aconteceram ao longo da costa portuguesa, como também é possível conhecer os melhores spots para os desportos náuticos de norte a sul do país, como demonstrou hoje a Google Portugal numa preview do serviço à imprensa.
Nas “vistas” de terra uma das principais novidades da nova versão do Google Earth é a Máquina do Tempo, uma funcionalidade que permite percorrer as imagens armazenadas pelo serviço para vários períodos. As memórias mais antigas remetem a 1948 e dizem respeito a localizações nos Estados Unidos. No que se refere a Portugal as imagens mais longínquas vão apenas até ao início da década. É por exemplo possível ver o Estádio da Luz em 2002, quando a construção do estádio novo do clube da Luz estava em marcha. Pela mesma altura é possível ver o terreno que uns anos mais tarde dava lugar à zona comercial do Freeport em Alcochete.
Outra novidade é a possibilidade de gravar uma viagem. Ou seja, gravar um percurso seleccionado desde que o utilizador começa a navegar até chegar ao destino pretendido. É possível gravar as imagens que vão surgindo, mas também som.
Nas várias melhorias ao Google Earth não houve intervenção de entidades portuguesas, mas a prazo o objectivo é enriquecer os conteúdos relacionados com esta área do globo por esta via, nomeadamente as informações relacionadas com o mar.
Localizar as novas informações disponíveis para português é outro objectivo, completando as informações dos menus que ficam disponíveis à data de lançamento em 40 línguas, incluindo português.
Além da informação fornecida por parceiros, a Google vai permitir que também os utilizadores individuais enriqueçam o serviço.

Melhorias teve também o Google Marte, que permite ver imagens do planeta vermelho, agora com mais informação sobre as várias expedições espaciais de que foi alvo, através de novas camadas.

Recentemente, também foi introduzido o Google Moon, um atlas interactivo a 3D da Lua que assinala o momento histórico ocorrido no dia 20 de Julho de 1969, com a chegada do homem à Lua.
Suporta: Windows XP / Vista / 7.
Publisher:
Outras Versões:
- Google Earth 6.2.2  |  
- Google Earth 6.2.1 - Mac  |  
- Google Earth 6.2.1  |  
- Google Earth 6.1.0.5001 Final  |  
- Google Earth 6.1.0.4857 Beta  |  
- Google Earth 6.1.0.4738 Beta  |  
- Google Earth 6.0.2.2074 Final  |  
- Google Earth 6.0.1.2032 Beta  |  
- Google Earth 6.0.0.1735  |  
- Google Earth 5.2.1.1588 Final  |  
- Google Earth 5.2.1.1547 Final  |  
- Google Earth 5.1.3535.3218  |  
- Google Earth 5.1.7894.7252 Final  |  
- Google Earth 5.1.3533.1731 Final  |  
- Google Earth 5.1.3506.3999 Beta  |  
- Google Earth 5.1.3506.3999 Beta  |  
- Google Earth 5.0.11733.9347 Beta  |  
- Google Earth 5.0.11337.1968  |  
- Google Earth 4.3.7284 Beta  |  
- Google Earth 4.3.7204 Beta  |  
- Google Earth 4.2  |  
- Google Earth 4.2.0205 Final  |  
- Google Earth v4.1.7087  |  
- Google Earth v4.0.2746  |  
- Google Earth v4.0.2737  |  
- Google Earth v4.0.2722  |  
- Google Earth v4.0.2693 Beta  |  









