Seja membro do KeroDownload e descarregue ficheiros através do nosso servidor, sem qualquer custo! Saiba como!

SliTaz 3.0

Sistema Operativo | 29-03-2010
Download
Publicado por admin

SliTaz é uma distro GNU/Linux rápida, minimalista e extensível. Foi projectada e desenvolvida para trabalhar completamente na RAM, em modo Live CD/USB. Não obstante pode instalar a distro no disco rígido como qualquer outra.

Openbox é o gestor de janelas sendo uma das razões para a sua leveza, e tem como gestor de pacotes o Tazpkg.

Pode navegar na Internet com o Midori, ouvir música, gerir e editar imagens e fotos, e muito mais, ideal para equipamentos muito limitados a nível de recursos.

Destaques na versão 3.0:

  • Os scripts de boot foram reescritos e suportam boot ultra-rápido.
  • Novas funções incluídas em todas as ferramentas gráficas do sistema (tazctrlbox, tazhw, wifibox, burnbox, mountbox, netbox, serverbox, instalador do SliTaz)
  • Mudança de servidor gráfico do Xvesa para Xorg
  • Mudança para o Midori como navegador web padrão
  • Melhor suporte a hardware - placas de rede, webcams, 3G-modems, impressoras, scanners
  • Melhor tema e integração de ambiente desktop
  • Melhor virtualização com o lguest
  • SliTaz pro: OpenERP, LAMP, GLPI e mais
  • Personalização mais fácil do liveCD e liveUSB com o tazlitobox e o tazusbbox
  • O Tazpkg suporta novas funções, incluindo a conversão de pacotes deb/rpm/arch/slackware/ipk para o formato nativo do SliTaz
  • Os pacotes são automaticamente compilados por um robô de compilação (Tazbb)
  • Mais contribuidores e comunidade mais forte
  • 900 Pacotes adicionados e várias actualizações.
  • Mais de 2800 commits feitos pelos contribuidores

O SliTaz GNU/Linux suporta todas as máquinas baseadas nos processadores compatíveis Intel i486 ou x86. A memória mínima recomendável é de 192MB para utilização do LiveCD padrão.

O SliTaz 3.0 fornece todos os drivers e ferramentas necessárias, tais como 915resolution para suporte a vários tipos de netbooks (Eeepc, HP mini, Acer Aspire One, etc).

Kernel e toolchain

O SliTaz 3.0 fornece um novo porém bem testado kernel linux 2.6.30.6 e um toolchain (ferramentas básicas de compilação) completamente novo, no qual o sistema foi construído inteiramente. Este kernel está separado em vários pacotes, que suportam vários drivers e aspectos do sistema. Também foram adicionados alguns drivers que facilitam um boot mais rápido do kernel.

O novo toolchain consiste de: Binutils 2.19.1, GCC 4.4.1 e Glibc 2.10.1.

Suporte UTF-8

Com este lançamento os utilizadores do SliTaz serão beneficiados com o suporte a UTF-8. Agora podemos utilizar arquivos PO para traduzir todas as ferramentas e utilitários, gráficas ou de linha de comando. Com um suporte melhor à internacionalização (russo, português, chinês e mais) os contribuidores do projecto podem usar ferramentas gráficas como o poedit para traduções seguindo os padrões do GNU gettext. O labs possui um projecto i18n que permite o upload de arquivos que podem ser incluídos na distribuição. Os pacotes de localização possuem mais mensagens de aplicativos traduzidas para o sistema base e para alguns pacotes extra, como o Gimp, Abiword, Gnumeric, etc.

Servidor Xorg

O SliTaz agora utiliza o Xorg como servidor gráfico. Com o utilitário tazx pode-se reconfigurar o servidor e seleccionar o driver correcto para determinada placa de vídeo. Por padrão o Xorg fornece o driver vesa que é suficiente para funcionar na maioria das placas. Se algum driver for instalado, é possível que haja a necessidade de configurar manualmente o xorg.conf. Esperamos que nossa crescente comunidade de contribuidores possa oferecer e fornecer suporte a uma variante oficial com o antes utilizado Xvesa.

Publisher:

SliTaz

Outras Versões:

719 Votos
3533 downloads | 5334 views
Download
Não faz download?
 

Comentários

Inserir Comentário Enviar para Amigo
Inserir Comentário X
* Campos obrigatórios
Não existem comentários para este ficheiro.

Conheça a nossa Política de Downloads

DISCLAIMER: o autor deste site notifica, desde já, que todos os comentários dum ficheiro são da responsabilidade dos seus autores. serão retirados todos os comentários que se considerem abusivos ou ofensivos. obrigado por deixar a sua mensagem.

Notícias

É oficial: Chegou o novo Mercedes-Benz EQS com 770 km de autonomia

15 de Abril de 2021 22:06

Depois de vários rumores e informação a circular no mundo online, chegou finalmente o novo Mercedes-Benz EQS. A empresa alemã revelou hoje oficialmente, em estreia mundial, a sua nova berlina de luxo de propulsão...

Poderá a roupa interior inteligente engrossar a lista dos dispositivos vestíveis?

15 de Abril de 2021 23:00

Certamente, já se cruzou com o termo dispositivo vestível. Por aqui, falamos muito dos vários que vão surgindo no mercado como, por exemplo relógios. Aliás, uma função comum a praticamente todos, e provavelmente das...

COVID-19: Vacina portuguesa com resultados promissores em animais

15 de Abril de 2021 20:00

A vacina continua a ser a única solução para a COVID-19. Portugal também está na linha da frente a este nível e a vacina portuguesa poderá chegar ao mercado já em 2022. Os ensaios...

Google lança um marcante Timelapse no Google Earth

15 de Abril de 2021 21:30

O Google Earth uma das mais completas ferramentas de georeferenciação do planeta. Quase a fazer 20 anos de existência, o serviço continua a mostrar-nos a Terra como seguramente nenhum outro o consegue fazer. Com...

Facebook: 100% das operações são agora suportadas por energia renovável

15 de Abril de 2021 18:00

Tem vindo a ser um horizonte estabelecido por várias empresas, marcas e até países e, por essa razão, é um fator de esperança que esteja a começar a ser atingido. A neutralidade carbónica ou...

Parcerias