
SliTaz é uma distro GNU/Linux rápida, minimalista e extensível. Foi projectada e desenvolvida para trabalhar completamente na RAM, em modo Live CD/USB. Não obstante pode instalar a distro no disco rígido como qualquer outra.
Openbox é o gestor de janelas sendo uma das razões para a sua leveza, e tem como gestor de pacotes o Tazpkg.
Pode navegar na Internet com o Midori, ouvir música, gerir e editar imagens e fotos, e muito mais, ideal para equipamentos muito limitados a nível de recursos.
Destaques na versão 3.0:
- Os scripts de boot foram reescritos e suportam boot ultra-rápido.
- Novas funções incluídas em todas as ferramentas gráficas do sistema (tazctrlbox, tazhw, wifibox, burnbox, mountbox, netbox, serverbox, instalador do SliTaz)
- Mudança de servidor gráfico do Xvesa para Xorg
- Mudança para o Midori como navegador web padrão
- Melhor suporte a hardware - placas de rede, webcams, 3G-modems, impressoras, scanners
- Melhor tema e integração de ambiente desktop
- Melhor virtualização com o lguest
- SliTaz pro: OpenERP, LAMP, GLPI e mais
- Personalização mais fácil do liveCD e liveUSB com o tazlitobox e o tazusbbox
- O Tazpkg suporta novas funções, incluindo a conversão de pacotes deb/rpm/arch/slackware/ipk para o formato nativo do SliTaz
- Os pacotes são automaticamente compilados por um robô de compilação (Tazbb)
- Mais contribuidores e comunidade mais forte
- 900 Pacotes adicionados e várias actualizações.
- Mais de 2800 commits feitos pelos contribuidores
O SliTaz GNU/Linux suporta todas as máquinas baseadas nos processadores compatíveis Intel i486 ou x86. A memória mínima recomendável é de 192MB para utilização do LiveCD padrão.
O SliTaz 3.0 fornece todos os drivers e ferramentas necessárias, tais como 915resolution para suporte a vários tipos de netbooks (Eeepc, HP mini, Acer Aspire One, etc).
Kernel e toolchain
O SliTaz 3.0 fornece um novo porém bem testado kernel linux 2.6.30.6 e um toolchain (ferramentas básicas de compilação) completamente novo, no qual o sistema foi construído inteiramente. Este kernel está separado em vários pacotes, que suportam vários drivers e aspectos do sistema. Também foram adicionados alguns drivers que facilitam um boot mais rápido do kernel.
O novo toolchain consiste de: Binutils 2.19.1, GCC 4.4.1 e Glibc 2.10.1.
Suporte UTF-8
Com este lançamento os utilizadores do SliTaz serão beneficiados com o suporte a UTF-8. Agora podemos utilizar arquivos PO para traduzir todas as ferramentas e utilitários, gráficas ou de linha de comando. Com um suporte melhor à internacionalização (russo, português, chinês e mais) os contribuidores do projecto podem usar ferramentas gráficas como o poedit para traduções seguindo os padrões do GNU gettext. O labs possui um projecto i18n que permite o upload de arquivos que podem ser incluídos na distribuição. Os pacotes de localização possuem mais mensagens de aplicativos traduzidas para o sistema base e para alguns pacotes extra, como o Gimp, Abiword, Gnumeric, etc.
Servidor Xorg
O SliTaz agora utiliza o Xorg como servidor gráfico. Com o utilitário tazx pode-se reconfigurar o servidor e seleccionar o driver correcto para determinada placa de vídeo. Por padrão o Xorg fornece o driver vesa que é suficiente para funcionar na maioria das placas. Se algum driver for instalado, é possível que haja a necessidade de configurar manualmente o xorg.conf. Esperamos que nossa crescente comunidade de contribuidores possa oferecer e fornecer suporte a uma variante oficial com o antes utilizado Xvesa.
Publisher:
Outras Versões:
- SliTaz 5.0 RC2  |