Umas das questões porque existe muita gente a gostar de Linux é o facto de os utilizadores poderem experimentar de forma gratuita as mais diversas distribuições Linux disponíveis, mas o que acontece é  que uma “simples” escolha errada da distribuição possa prejudicar a “visão” do utilizador em relação aos sistemas operativos Linux. O reverso da medalha também acontece, grupo ao qual pessoalmente identifico o novo Linux Mint 8, agora disponível com o ambiente gráfico KDE.

Baseado no Kubuntu 9.10 Karmic Koala, Linux 2.6.31, KDE 4.3.4 e Xorg 7.4, Linux Mint 8 "Helena" KDE CE traz consigo várias melhorias e vários programas do mundo open-source.

Em relação às novas características desta nova versão, destaca-se a possibilidade de configurar onde guardar os nossos conteúdos multimédia ou documentais, no qual torna mais simples a organização das nossas bibliotecas. Outra das novidades interessantes são as melhorias visuais no gestor de software que torna a experiência de utilizador ainda mais enriquecedora.